LIVROS

  • Crepúsculo

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ensino Médio gaúcho terá reforma no currículo em 2012

Nas escolas estaduais de Ensino Médio será implantado o curso politécnico, que aglutina as atuais disciplinas em quatro grandes áreas de interesse.

Nas escolas que já oferecem o Ensino Médio profissionalizante, o aluno poderá escolher, na hora da matrícula, entre o curso politécnico, ensino profissional ou magistério.

Reformulação prevê uma aproximação com o mercado de trabalho e ampliação da carga letiva anual de 800 para 1.000 horas em 2012.

A partir de março de 2012, as escolas estaduais e municipais devem iniciar a implementação de um novo sistema de Ensino Médio.

Segundo a Secretária-Adjunta Estadual de Educação, Maria Eulalia Nascimento, a mudança se inicia no ano que vem na 1ª série do Ensino Médio. Em 2013, na série seguinte. A conclusão do calendário de mudanças será em 2014.

— O ranking do Enem não é o único elemento provocador das mudanças no Ensino Médio, mas apenas um deles. Nós temos um quadro no Rio Grande do Sul bem preocupante no que diz respeito a reprovação e abandono. O Enem apenas comprova a importância desta reestruturação — afirmou a secretária-adjunta.

Aqui no CIEP de Montenegro, Direção e Professores discutiram e analisaram a nova proposta do Governo Estadual em sua Reunião Pedagógica.
Foram apresentadas sugestões, surgiram dúvidas, preocupação em relação ao aumento da carga horária para o noturno, vários questionamentos foram feitos sobre a operacionalização da mudança, entre outros.
Um documento com o resultado desse encontro será enviado à Coordenadoria a fim de contribuir na montagem deste novo ENSINO MÉDIO GAÚCHO, na esperança de que contemple o maior número possível de realidades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário